Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) possui duas linhas de pesquisa: (1) Conhecimento da Biodiversidade; e (2) Uso e Conservação da Biodiversidade. Dentre as 36 dissertações defendidas no PPGBC, até fevereiro de 2025, 23 foram associadas à linha de pesquisa Conhecimento da Biodiversidade, enquanto outras 13 foram associadas à linha de pesquisa Uso e Conservação da Biodiversidade. O corpo docente também encontra-se dividido entre as linhas de pesquisa: 13 docentes são habilitados a orientar somente na linha Conhecimento da Biodiversidade; 08 docentes são habilitados a orientar somente na linha Uso e Conservação da Biodiversidade; e outros 02 (dois) docentes são habilitados a orientar em ambas as linhas de pesquisa.

CONHECIMENTO DA BIODIVERSIDADE

Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos projetos e pesquisas que objetivam conhecer a biodiversidade, a partir de realização de descrições de novos táxons, revisões taxonômicas, análises filogenéticas com dados morfológicos e/ou moleculares, estudos sobre a morfologia de organismos, histologia, filogeografia, biogeografia, evolução, sistemática, comportamento, história natural e ecologia de populações, de comunidades e de ecossistemas. 

Esta é uma linha de pesquisa em que entendemos tratar-se da pesquisa básica na área de Biodiversidade. Estas são pesquisas que podem servir de alicerce para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, envolvendo os mesmos grupos taxonômicos ou ainda pesquisas interdisciplinares.


Dissertações desenvolvidas associadas a esta linha de pesquisa:

USO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Nessa linha de pesquisa serão desenvolvidos projetos que visam entender as múltiplas facetas das interações entre seres humanos e a biodiversidade ao seu redor. Pesquisas associadas a esta linha de pesquisa objetivam medir o impacto humano sobre a biodiversidade, medir e quantificar as formas e os níveis de interações entre seres humanos e a biodiversidade, ou propor estratégias para garantir a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. Estas pesquisas incluem, por exemplo, etnozoologia, etnobotânica, etnobiologia, recuperação de áreas degradadas, impactos ambientais, epidemiologia, parasitologia, entomologia agrícola, reprodução animal e agroecologia. 

Esta linha de pesquisa suporta projetos caracterizados tanto como pesquisa básica, quanto como pesquisa aplicada. Estas pesquisas podem ser suportadas ou interagir significativamente por outros projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da linha de pesquisa “Conhecimento da Biodiversidade”.


Dissertações desenvolvidas associadas a esta linha de pesquisa: