Sobre o Programa
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) foi aprovado, institucionalmente, pela Resolução CEPEX/UFPI Nº 108, de 11 de julho de 2019, na modalidade acadêmica, sendo vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e ao Campus Amílcar Ferreira Sobral, da Universidade Federal do Piauí, com sede em Floriano, Piauí. Posteriormente, o PPGBC (código de curso: 21001014084M9) foi reconhecido pela CAPES, por meio da Portaria Nº 539, de 15 de junho 2020. Desta forma, o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação – PPGBC iniciou suas atividades em 05 de outubro de 2020, com a primeira turma de mestrandos do Programa.
O Programa foi proposto com uma única área de concentração, homônima ao seu nome: Biodiversidade e Conservação. São duas linhas de pesquisa: (1) Conhecimento da biodiversidade; e (2) Uso e conservação da biodiversidade.
Missão
Oferecer formação em alto nível e proporcionar adequada qualificação de recursos humanos comprometidos com a ética, o desenvolvimento científico, a disseminação responsável do conhecimento, além da sustentabilidade das relações entre seres humanos e o meio ambiente, capazes de desenvolver pesquisas nas diferentes nuances do estudo da biodiversidade.
Objetivos
I – Contribuir para o desenvolvimento científico do estado do Piauí e da UFPI, através da realização de pesquisas envolvendo a biodiversidade;
II – Contribuir para a formação de recursos humanos qualificados no estado do Piauí;
III – Ser reconhecido como um centro de excelência na produção acadêmica e na formação discente.
Visão
O PPGBC busca ser reconhecido como um centro de formação de recursos humanos qualificados para o estudo da biodiversidade, no estado do Piauí, que contribui para tornar a UFPI um centro de excelência regional, em ensino, pesquisa, extensão e formação de recursos humanos, sendo capazes de estabelecer interação prolífera com outros centros de pesquisa no Brasil e no mundo.
Valores
I – Ética, cidadania, democracia, inclusão social, respeito à diversidade: por este compromisso, são esperadas múltiplas formas respeito e inclusão a todos e entre todos os interlocutores que compõem o PPGBC e a sociedade em que estes se inserem;
II – Ampliação, atualização e difusão do conhecimento e formação profissional: espera-se assim o aprimoramento da formação de profissionais qualificados e estimulados à atuação na academia;
III – Fortalecimento da pesquisa e integração com a graduação: espera-se assim a valorizar a continuidade do processo formativo de pesquisadores, iniciado na graduação e continuado na pós-graduação;
IV – Qualidade e eficiência na gestão de trabalho: espera-se estimular a interação, a responsabilidade, o cooperativismo entre coordenação, secretaria, docentes e discentes do Programa.
Perfil profissional a ser formado e o contexto do PPGBC
O profissional egresso do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, nível mestrado, será formado visando qualificação para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados à diversidade biológica, seu uso e conservação. Espera-se que estes profissionais possam facilmente inserir-se no mercado de trabalho, em instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, museus com acervos biológicos, órgãos públicos (p.ex.: IBAMA, ICMBio, secretarias de meio ambiente) e instituições da sociedade civil (p.ex.: organizações não-governamentais - ONGs, empresas de consultoria ambiental).
Os profissionais serão capacitados para as demandas atuais relacionadas ao desenvolvimento sustentável, podendo atuar também em ONGs e nas iniciativas de educação ambiental; em áreas relacionadas com a conservação da fauna, como o Centro de Triagens de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA e zoológicos; na elaboração de estudos de impacto ambiental e relatórios de impacto ambiental (EIA/RIMA); na gestão e planejamento ambiental; em trabalhos de manejo e resgate de fauna em grandes obras de infraestrutura, empreendimentos industriais ou comerciais (p. ex.: pequenas centrais hidrelétricas - PCHs) e na elaboração de planos de manejo de unidades de conservação, ou ainda na bioprospecção através da investigação dos reais efeitos do uso da biodiversidade por comunidades tradicionais e iniciativas de melhoramento genético animal e/ou vegetal.
Espera-se ainda que os egressos do PPGBC continuem seu processo formativo, inserindo-se em programas de pós-graduação stricto sensu, em nível de doutorado, em outros programas pelo Brasil ou no exterior. Acredita-se que a formação continuada dividida em vários programas e/ou instituições contribui, positiva e significativamente, para o processo formativo e o amadurecimento profissional de pesquisadores.
Coordenação do PPGBC
Gestão 2022-2025:
16/03/2022 a 06/03/2024, conforme Atos da Reitoria da UFPI Nº 220/2022 (Coordenador) e 221/2022 (Subcoordenador).
16/03/2024 a 15/05/2024, conforme Atos da Reitoria da UFPI Nº 445/2024 (Coordenador) e 446/2024 (Subcoordenador).
06/05/2024 a 06/05/202, conforme Atos da Reitoria da UFPI Nº 617/2024 (Coordenador) e 618/2024 (Subcoordenador).
E-mail: ppgbc@ufpi.edu.br
Histórico da Coordenação
Gestão 2020-2022:
16/03/2020 a 15/03/2022, conforme Atos da Reitoria da UFPI Nº 418/2020 (Coordenador) e 419/2020 (Subcoordenador).
Secretaria
Secretário executivo: Anderson José da Silva
Assistente de Secretaria: Lusean Matos
Fone: + 55 (89) 3522-2716 (Direção do CAFS)
E-mail: secretaria.ppgbc@ufpi.edu.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 16h
Lusean Matos
(UFPI, CAFS, Floriano, PI)
03/2023 - Atual
Histórico da Secretaria
Endereço
Endereço: Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS, BR 343, KM 3.5, Bairro Meladão, CEP 64808-605, Floriano, PI, Brasil.
Redes sociais
O PPGBC possui dois canais em redes sociais, onde divulgamos informações, um canal no YouTube e uma conta no Instagram.