Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

Nesta página apresentaremos uma série de informações úteis aos discentes do PPGBC, destinadas desde ingressantes até concludentes. Esta página será uma forma de repositório de respostas para perguntas frequentemente respondidas pela Coordenação e Secretaria do PPGBC para discentes e/ou docentes.

Que documentos devem ser entregues para a matrícula institucional?

De acordo com a Resolução Nº 316-2022 CEPEX/UFPI (disponível na íntegra aqui) o(a) candidato(a) selecionado(a) deverá, no ato da matrícula institucional, apresentar os documentos abaixo relacionados:


Observação 1: Toda a documentação acima listada deverá ser entregue, pessoalmente, pelos(as) discentes na Secretaria do PPGBC, Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS, BR 343, KM 3.5, Bairro Meladão, CEP 64808-605, Floriano, PI, Brasil. Na ocasião da entrega, os documentos originais deverão ser apresentados para autenticação pela Coordenação do PPGBC.

Observação 2: Alternativamente, discentes que não residam em Floriano poderão enviar a documentação pelos Correios, devendo obrigatoriamente encaminhar os documentos com autenticação ou reconhecimento de firma em cartório. 

Observação 3: Conforme decreto nº 10.977/2022 que regulamentou respectivamente a Lei nº 7.116/83, que trata da expedição da carteira de identidade, e Lei nº 9.454/97, sobre o Serviço Nacional de Registro de Identificação Civil, o prazo de validade da Carteira de Identidade é de dez anos, para pessoas com idade de doze anos completos a cinquenta e nove anos; e indeterminada, para pessoas com idade a partir de sessenta anos.

Recebi o número da matrícula institucional. E agora? Como acessar o SIGAA?

Após o recebimento do número da matrícula institucional, discentes que cursaram graduação ou outro curso de pós-graduação na UFPI poderão acessar o SIGAA -. Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas usando os mesmos dados de login e senha que já utilizavam, anteriormente. Novos discentes da UFPI deverão utilizar a senha da matrícula institucional para criar sua conta no SIGAA. A Coordenação do PPGBC fez um breve tutorial explicando como fazer isto. Este tutorial pode ser acessado aqui.

Após acessar o SIGAA, discentes poderão fazer a matrícula curricular, nas datas previstas no Calendário Acadêmico da Pós-Graduação da UFPI. Consulte aqui também a oferta de disciplinas do PPGBC.

Como solicitar a definição de um(a) orientador(a)?

A definição de orientador(a) para discentes ingressantes é regida pela Resolução PPGBC Nº 001-2021, ocorrendo por meio de comum acordo dentre discentes e docentes do PPGBC. A formalização deste ato, ocorre por meio do preenchimento e envio do Anexo I da supracitada resolução. Caso algum(a) discente não obtenha a anuência de qualquer docente regularmente credenciado no PPGBC para sua orientação, seu(sua) orientador(a) será definido(a) pelo Colegiado do PPGBC, ouvido o(a) discente, mediante apresentação de solicitação, conforme Anexo II, desta mesma resolução. Veja abaixo os documentos pertinentes:


Resolução 001-2021 - Definição de orientadores para discentes

Como solicitar a definição de um(a) coorientador(a)?

As solicitações de Coorientação para discentes são feitas pelo(a) docente-orientador(a) de cada discente, diretamente por meio do preenchimento de formulário específico do PPGBC, disponível aqui.


Como criar um e-mail institucional @ufpi.edu.br?

Discentes regularmente matriculados no PPGBC podem criar e utilizar e-mail institucional, enquanto tiverem matrícula ativa. Para fazer o e-mail, após efetivarem a matrícula, discentes devem acessar este endereço (aqui) e acessar o seguinte caminho: "Serviços TIC" -> "Suporte e-mail institucional" -> "e-mail institucional".

Como solicitar aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outro PPG ou como aluno(a) especial no PPGBC? 

Discentes regularmente matriculados no PPGBC podem solicitar aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outro programa de pós-graduação (PPG) ou no PPGBC, cursadas na condição de aluno(a) especial. Para isto, devem enviar à Secretaria do PPGBC (secretaria.ppgbc@ufpi.edu.br) o plano de curso da disciplina (em que conste, pelo menos, ementa e carga horária da disciplina) e declaração de que foi aprovado(a) na disciplina, com a respectiva nota. Caso o PPG atribua notas na forma de conceito, o Programa deve informar a escala a que o conceito se refere (exemplo: conceito “A” corresponde a 90 a 100% da nota máxima). Caso contrário, o pedido não será apreciado pelo Colegiado do PPGBC.

Como solicitar o agendamento de defesa de qualificação ou dissertação?

As solicitações de agendamento de exame de qualificação ou defesa de dissertação de mestrado são feitas pelo(a) docente-orientador(a) de cada discente, diretamente por meio do preenchimento de formulário específico do PPGBC, disponível aqui. Após o envio, as solicitações são avaliadas pela Coordenação do PPGBC e pautadas para apreciação pelo Colegiado.

A Universidade dispõe de residência universiária para discentes?

Sim, a Universidade Federal do Piauí dispõe de residências universitárias em todos os seus Campi, para atender discentes que necessitam desta forma de auxílio. O acesso às Residências é definido por meio de edital lançado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC/UFPI. No entanto, estas residências não contemplam vagas para discentes de pós-graduação, atualmente.

O PPGBC dispõe de bolsas para discentes?

Sim. Ao término do período letivo 2022.2, dentre os 32 discentes regularmente matriculados no PPGBC, 18 possuiam bolsas de mestrado. Estas bolsas foram cedidas institucionalmente por meio de agências de fomento (ex.: CAPES e FAPEPI) ao PPGBC (que distribuiu a seus discentes) ou à Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (que as repassou a discentes do PPGBC); ou diretamente a mestrandos por meio de projetos individuais de docentes (ex.: CNPq) ou de discentes (ex.: FAPEMA). Desta forma, a disponibilidade de bolsas para ingressantes é dependente de novas cotas de bolsa e de classificação em edital para cadastro de reserva para bolsistas de mestrado.

As defesas de dissertação no PPGBC podem ocorrer de forma híbrida ou remota?

Sim. Conforme disposto na Resolução CEPEX/UFPI Nº 272, de maio de 2022, que regulamenta o retorno das atividades presenciais acadêmicas dos cursos de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos Colégios Técnicos e do Ensino de Graduação e de Pós-Graduação da UFPI, que estabelece em seu Art. 4º, §4º: "As defesas de teses, dissertações , TCCs e exames de qualificações podem, a critério dos colegiados dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação, serem executados por meio do uso de tecnologias digitais, inovações tecnológicas e metodologias ativas." (sic). Desta forma, ao fazer a solicitação de agendamento de defesa (neste formulário), orientadores devem informar a forma de defesa (presencial, híbrida ou remota) e o local, se presencial.



Como conseguir o comprovante de regularidade junto às bibliotecas e à Tesouraria da UFPI?

Para conseguir o comprovante de regularidade junto às bibliotecas e à tesouraria da UFPI, discentes devem entrar em contato com a Biblioteca do Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS, por meio do telefone (89) 3522 4601 ou pelo e-mail: bibliotecacafs@ufpi.edu.br. 


Como solicitar a ficha catalográfica para dissertações?

O serviço de elaboração de Ficha Catalográfica é feito via SIGAA. Para solicitar a Ficha o discente deve acessar o SIGAA e preencher os campos necessários, através do seguinte caminho: Portal do Discente ==> Biblioteca ==> Serviços ao Usuário ==> Solicitar Ficha Catalográfica ==> Preencher todos os campos ==> Cadastrar solicitação. Após esta etapa a solicitação será enviada automaticamente para a Biblioteca vinculada ao seu curso. Clique aqui para acessar um tutorial sobre como fazer esta solicitação.


Observações:


Mais informações acesse: https://ufpi.br/ficha-catalografica

Que documentos devem ser entregues, após a defesa da dissertação?

Após a defesa, devem ser encaminhados, por e-mail, à Secretaria do PPGBC os seguintes documentos/arquivos, nesta ordem:



Adicionalmente, discentes devem preencher o seguinte formulário, com dados da sua dissertação: clique aqui.


Para mais informações: https://ufpi.br/normas-de-trabalhos-academicos e https://ufpi.br/diplomas-stricto-sensu-prpg


Observação 1: a folha de assinaturas e a ata da defesa deve conter assinaturas por todos(as) os(as) membros da Banca de Defesa.

Observação 2: a partir de março de 2023, não será mais necessário enviar cópias impressas da dissertação de mestrado ou CD-ROM com este documento, devendo os discentes entregarem apenas cópias digitais em PDF.

Observação 3: a Coordenação do PPGBC é responsável por enviar as cópias em PDF da dissertação para que sejam publicadas no Repositório Institucional da Biblioteca da UFPI (via e-mail: bdtd.ufpi@ufpi.edu.br, com cópia para coor.pos@ufpi.edu.br).

Observação 4: a Coordenação do PPGBC anexará no processo de solicitação do diploma, declaração de que o(a) discente entregou toda a documentação necessária para obtenção do título.

Observação 5: cada documento deve ser enviado em arquivo individualizado.